quarta-feira, 30 de setembro de 2009

São Marcos

Caminhada "São Marcos com Coração 2009"

No dia 18 de Setembro de 2009 realizou-se mais uma caminhada do projecto "São Marcos com Coração 2009". Neste dia, o cenário escolhido para caminhar foi o litoral costeiro de Sintra entre as Azenhas do Mar e a Praia de Magoito.

O Centro Carlos Paredes foi novamente o ponto de encontro para mais uma jornada.

A caminhada foi iniciada às 9.45h, com um itinerário que se desenrolou sempre junto ao mar desde as Azenhas do Mar, passando pela Praia da Aguda e terminando na Praia de Magoito. Durante este percurso entre subidas e descidas a paisagem a Serra de Sintra este sempre presente do lado esquerdo dos participantes e o Oceano Atlântico do lado direito.

O itinerário foi realizado em 2h, tendo terminado às 11.45h no areal da Praia de Magoito. No final da caminhada foi realizada uma pequena sessão de alongamentos com todos os participantes. Com um belo dia de sol foi realizada mais uma jornada onde o ambiente de convívio e boa disposição esteve sempre presente, promovendo o desporto saudável.


Fonte: J.F.São Marcos

Queluz

Corta-mato do Regimento de Artilharia Antiaérea N.º1

Integrado nas comemorações do 21.º aniversário do Regimento de Artilharia Antiaérea N.º1, vai-se realizar, no dia 5 de Outubro, um corta-mato, aberto a participantes civis e militares, na pista de cross da Escola da GNR.

Mais informações ou inscrições: 214 343 480, ext.: 411 738.

Fonte: RAAA1

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

S. João das Lampas

José Gaspar vence 33.ª Meia-Maratona com mais de três minutos de avanço

José Gaspar, do G. D. 3 Santos Populares, venceu a 33.ª Meia-Maratona de S. João das Lampas, realizada no passado dia 12 de Setembro, tendo gasto o tempo de 1 h 8 m, menos 3 m 16 s do que o 2.º classificado, Hélder Ornelas, da Conforlimpa, que gastou no percurso 1 h 11 m 16 s.

Participaram na Meia-Maratona de S. João das Lampas, na extensão de 21,097 quilómetros e já em 33.ª edição, sendo portanto uma das provas mais antigas do país, mais de quatro centenas de atletas, tendo-se realizado em simultâneo a 5.ª Mini-Meia Maratona, na extensão de 5,5 quilómetros, prova não competitiva, ambas organizadas pelo clube Meia-Maratona de S. João das Lampas (Grupo de Dinamização Desportiva) e pela Câmara Municipal de Sintra, no âmbito do projecto camarário "Sintra a Correr".

Em 3.º lugar chegou Artur Santiago, do Unidos Caxienses (1.12.08).

Em femininos a primeira classificada foi Helena Sampaio, do Maratona C. Portugal (1.21.28), que se classificou em 29.º lugar da geral.

Prova decorreu muito bem
Fernando Andrade, da organização e director da prova, considerou que a mesma "decorreu muito bem, com a participação de muitos atletas quer na Mini quer na Meia-Maratona, e a presença de muito público, o que é já uma tradição desta prova e que constitui um dos objectivos da organização".

"A ausência de atletas quenianos veio permitir uma maior visibilidade aos atletas portugueses, que assim conseguiram ocupar todos os lugares do pódio, o que é relevante, embora em termos competitivos não seja tanto, mas os atletas africanos não se inscreveram porque não quiseram, porque não houve qualquer impedimento para isso por parte da organização, mas é sempre mais agradável ver os atletas portugueses nos lugares da frente, e este ano o José Gaspar foi um brilhante vencedor, tendo chegado à meta isolado, com mais de três minutos de avanço sobre o segundo, Hélder Ornelas, e mais de quatro minutos sobre o terceiro, Artur Santiago, mas todos os atletas participantes na prova estão de parabéns, porque esta Meia-Maratona é uma prova dura e já com uma grande expressão a nível nacional", considerou Fernando Andrade, que realçou também "as boas prestações das atletas femininas, que realizaram excelentes tempos, pelo que estamos todos de parabéns".

texto e fotos: António Faias

Abrunheira

O futebol regressa à Abrunheira através da URCA

As equipas no pavilhão da URCA


O dia 26 de Setembro fica marcado como o reinício do futebol na Abrunheira, que já em tempos tantas alegrias trouxe às gentes da localidade, não esquecendo também os inúmeros troféus que aí foram arrecadados.

O próprio departamento de futebol da União Recreativa e Cultural da Abrunheira (URCA) reconhece que “o recinto não é o mais apropriado”, mas que “estes jovens têm um fascínio tão grande por jogar futebol, que em qualquer lugar dão o seu melhor, (e muitos deles já treinaram e jogaram em locais bem piores e perigosos) tal como pudemos observar” na peladinha de apresentação.

Os jovens que compõem as duas equipas apresentam, segundo o departamento de futebol da URCA, “tudo aquilo que é necessário para os tornar vencedores: empenho, respeito, espírito de equipa e uma enorme vontade de vencer. Por tudo isto, aqui deixamos o nosso muito obrigado a todos eles”.

O lanche-convívio depois da peladinha de apresentação foi proporcionado pelos pais dos jovens jogadores.

Fonte: URCA

Oeiras

Diana Gomes orientou segundo treino da Corrida do Tejo

A nadadora Diana Gomes, detentora de todos os recordes nacionais absolutos no estilo bruços, foi a anfitriã do segundo treino de preparação para a Corrida do Tejo’09, no sábado, dia 26 de Setembro.

Este encontro assinala mais um momento de preparação para a prova de dez quilómetros entre Algés e Oeiras no dia 25 de Outubro, na qual é esperada, uma vez mais, a presença de milhares de pessoas.

Os treinos seguintes realizam-se nos dias 3, 10 e 17 de Outubro, sempre aos sábados, às 10h00, com partida da loja SportZone, do Centro Comercial Oeiras Parque, em direcção ao Parque dos Poetas, em Oeiras. Estas sessões, de participação livre e gratuita, vão ser orientadas por treinadores conceituados e por atletas de alta competição tais como Rui Silva, Vanessa Fernandes e Jessica Augusto, esta última, vencedora da meia-maratona de Newcastle.

As inscrições para as sessões de treino são feitas através do site www.corridadotejo.com, onde podem ser encontradas todas as informações sobre a prova e a preparação para a mesma e também através do perfil “Nike Running Portugal” na rede social Facebook.

Fonte: LPM Comunicação

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Almargem do Bispo

Início da Taça Barnabé

Deu-se início na passada sexta-feira dia 18 pelas 20h a 4ª edição da Taça Barnabé. A cerimónia teve lugar no Pavilhão da Sociedade Recreativa “Os Bem Entendidos de Albogas”, perante numerosa assistência e a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, Marco Almeida e também do vereador Lino Ramos, do comandante da G.N.R. de Pêro Pinheiro, comandante dos Bombeiros Voluntários de Belas, da presidente da mesa de assembleia do executivo da Junta de Freguesia de Almargem do Bispo, Conceição Reis, do presidente do executivo da Junta de Freguesia de Almargem do Bispo, Vítor Corredoura, do vogal do desporto da Junta de Freguesia de Almargem do Bispo, José Teixeira , entre outros.

Cerca de 430 atletas e treinadores distribuídos por 4 escalões (Femininos, I escalão misto dos 7 aos 11 anos, II escalão do 12 aos 16 anos, III escalão dos 17 anos em diante) e a representação de 10 colectividades do concelho.

São cinco os elementos que fazem parte do conselho organizador: José Teixeira, coordenador na qualidade de responsável pelo pelouro do desporto do executivo da Junta de Freguesia; Álvaro Branco, tesoureiro; Rui Simões, sector administrativo e marketing; Jorge Adão e Paulo Rodrigues, comissão disciplinar.

No jogo inaugural estiveram frente a frente equipas do I escalão Rancho de D. Maria contra o Aruil, cujo resultado foi favorável a este grupo (2 -1).

O grupo misto, com as idades compreendidas entre os 7 e 11 anos, demonstraram as suas habilidades na arte de fazer rolar o esférico com uma mestria digna de se acompanhar.

Atletas inscritos nestas duas actividades e neste escalão:

Rancho D. Maria: Tiago Costa, Marco Almeida, Daniel Ferreira, Miguel Correia, Gonçalo Piedade, Tânia Guerreiro, Inês Guerreiro, André Gonçalves, Jéssica Cruz, António Palma – Treinador César Santos José

Aruil: Miguel Antunes, Pedro Antunes, Pedro Servo, Diogo Batista, André Eleutério, Pedro Lages, Nuno Alves, André Alves, David Alves, Miguel Ramiro, Pedro Trinta, Lucas Janeiro, Bellino Salomão, Gonçalo Duarte - treinador José Oliveira Ramos
Restantes Jogos e resultados da 1ª Jornada:

Dia 18
21h – II Escalão - Camarões, 1 - Negrais, 0
22.30h – Escalão Feminino – Almornos - Sabugo, 2
23.30h – III Escalão – Covas de Ferro, 2 - Sabugo, 2

Dia 19
I Escalão – 15,30 Horas – Almornos, 7 - Vale de Lobos, 3
16.10h – Albogas, 6 - Negrais, 2
16.50h – Sabugo, 22 - Centro D. Maria, 0
17.30h – Aruil, 7 - Vale de Lobos, 1
II Escalão – 19h - Aruil, 7 – Vale de Lobos, 1
Feminino – 22h – Negrais, 1 - Rancho D. Maria, 1
III Escalão 23h – Centro de D. Maria, 4 - Rancho D. Maria, 2

Cerca das 22h e para dar início oficial ao evento discursou o presidente da Junta de Freguesia, Vítor Corredoura, que enalteceu o trabalho desenvolvido nas edições anteriores e esperando a continuação desse êxito nesta, de forma a poder corresponder de forma benéfica à expectativa da numerosa assistência, que cada vez vai engrossando mais estes recintos desportivos. Terminou as suas breves palavras agradecendo o empenho desenvolvido pela comissão organizadora esperando a continuação do êxito que se vem aprimorando de ano para ano.

A finalizar as intervenções e em breves palavras de improviso, Marco Almeida, vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, não deixou de salientar a sua enorme satisfação pelo êxito que tem vindo a ser alcançado com a efectivação da “Taça Barnabé”, desejando as maiores felicidades não só aos atletas que irão representar os seus clubes como a uma assistência que se vem tornando cada vez maior, apoiando participantes nela inseridos.


Equipa do I escalão da Sociedade Recreativa e Desportiva Aruilense


Equipa do I escalão do Rancho Camponeses de D. Maria


Equipa II escalão Soc.Rec.e Desp. de Negrais


Equipa II escalão Sociedade Recreativa e Desportiva de Camarões


texto e fotos: José Saraiva (22/09/09)

Algueirão - Mem Martins

Apresentação de atletas do Arsenal 72

Vai realizar-se amanhã, dia 26 de Setembro, no campo desportivo do Arsenal 72*, um evento destinado à apresentação dos seus atletas nas modalidades de pólo aquático, futebol masculino e futebol feminino, bem como à promoção e divulgação do programa a desenvolver pela nova direcção que tomou posse no dia 17 de Julho.

Este programa tem como principio o desenvolvimento desportivo e cultural, tendo para isso sido já inaugurado, no dia 15 de Setembro, o Centro de Estudos dos Atletas do Arsenal 72 [clicar aqui para ler a notícia], que irá proporcionar aos atletas o acompanhamento ao estudo (desde a primária até ao 12º ano), ajudando a combater o insucesso escolar que tem vindo a perturbar a vida desta comunidade.

A integração da população em geral na vida activa deste clube tem tido igualmente a atenção dos dirigentes proporcionando aos elementos séniores actividades adequadas e apelativas à sua participação.

O objectivo do clube é também cativar, cada vez mais, a camada jovem elaborando actividades para a sua participação, onde se enquadra um jogo, a realizar-se no dia 26, entre as nossas equipas masculina e feminina da categoria de Iniciados.

Este acontecimento desportivo é pautado pelo facto dos equipamentos serem representados com pinturas corporais em vez do tradicional vestuário. Por base, os atletas irão equipados com fatos de banho que serão cobertos por pintura idêntica ao equipamento do Arsenal 72.

O encerramento deste evento será representado pela Banda (Pop Rock) DeepEnd, que irá tocar a versão original do Hino do Arsenal72, até agora inexistente.




(clicar nas imagens para aumentar)


* na Rua Fernando Peyroteo no Casal de São José em Mem Martins

Fonte: Arsenal 72

Janas


Na comemoração do 64.º aniversário

Janas Futebol Clube homenageia Junta de Freguesia e Adriano Filipe

Fundado em 12 de Setembro de 1945, o Janas Futebol Clube, colectividade da freguesia de S. Martinho, do concelho de Sintra, comemorou no passado dia 12 o seu 64.º aniversário. Motivo para a sua direcção reunir neste dia, na sua sede, centenas de associados, numa cerimónia que envolveu a homenagem à Junta de Freguesia e ao seu presidente, Adriano Filipe, e a um grande benemérito do clube, José Jorge Ruivo, já falecido.


Momento do descerramento da placa


As comemorações do 64.º aniversário do Janas Futebol Clube (JFC), colectividade de Janas, aldeia da freguesia de S. Martinho, tiveram lugar no passado dia 12 do corrente, tendo as cerimónias alusivas à efeméride começado pela celebração de uma missa, às 10 horas, na Capela de São Mamede, em memória dos associados do clube já falecidos, e continuado com uma sessão solene, às 13 horas, na sede do clube, durante a qual foram homenageados a Junta de Freguesia e o seu presidente, Adriano Filipe, em honra dos quais foi descerrada uma placa de agradecimento do clube “pelo empenho, dedicação e apoio às actividades desta colectividade”. Foi ainda homenageado o antigo dono da Fricarnes e grande benemérito do clube, José Jorge Ruivo, já falecido, ali representado por seus filhos Carlos e Fernando Ruivo, e inaugurada a nova sala da direcção, na qual estão patentes as fotos dos vários presidentes do JFC desde a fundação do clube.

Na sessão solene participaram dirigentes do JFC, Fernando Seara, alguns vereadores da Câmara – Lacerda Tavares, Rui Pereira, Domingos Quintas e Eduardo Quinta Nova –, Manuel do Cabo, presidente da Junta de Freguesia de Algueirão - Mem Martins e um dos antigos presidentes do JFC, que felicitaram o clube pelo seu aniversário e Adriano Filipe como autarca e dirigente desportivo, enquanto este lembrou a sua passagem pelo futebol jovem do JFC e o seu amor ao clube.

No momento do descerramento da placa, Fernando Seara, após felicitar o clube pelo seu aniversário e Adriano Filipe pela homenagem que lhe foi prestada, delegou o acto no homenageado, em sua esposa e em sua mãe, cerimónia coroada com muitas palmas.

As cerimónias do 64.º aniversário do JFC culminaram com um almoço, no qual participaram mais de uma centena de convivas.

Clube é coração da aldeia
João Guilherme de Oliveira, presidente da direcção do JFC, revelou-nos no final das cerimónias que como actividades desportivas, embora não federadas, o clube possui judo, step, ténis, futebol e uma equipa feminina de futebol de cinco. “As nossas equipas entram em torneios particulares, alguns organizados pelo nosso clube e outros por colectividades congéneres, mas não entramos em provas oficiais porque a colectividade não tem recursos monetários para o efeito”, acrescenta.

O JFC tem actualmente três centenas e meia de associados e “pode considerar-se o coração da aldeia, porque as pessoas reúnem-se aqui e aqui convivem”, salienta João Guilherme de Oliveira, que quanto a apoios financeiros oficiais afirma que “temos contado com o da Junta de Freguesia de S. Martinho, que durante a presidência de Adriano Filipe, um grande amigo do clube, tem sido uma espécie de bengala do JFC, sempre disposto a apoiar as nossas obras e a solucionar os nossos problemas junto de entidades oficiais. A Câmara nos últimos seis anos não nos apoiou, talvez também por culpa nossa, porque não solicitámos esse apoio, mas este ano concorremos ao plano Meta 21, da Câmara, e já sabemos que nos vão ser atribuídos 4180 euros”, frisa o presidente da direcção do JFC, que acentua: “Mas o nosso projecto principal é manter o clube sempre de cara lavada, com um bom ambiente e onde as pessoas gostam de estar e confraternizar, com muitos dos habitantes dando o seu melhor e todo o esforço para o ajudar e onde todos os amigos que nos visitam são bem recebidos”.

texto e foto: António Faias

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Sintra

Hockey Club de Sintra elegeu corpos sociais para 2009/2011

Após várias assembleias gerais destinadas à eleição de novos corpos sociais do clube nas quais não foi apresentada qualquer lista candidata aos referidos órgãos, o Hockey Club de Sintra (HCS) conseguiu finalmente, na última assembleia geral realizada para o efeito, no dia 18, que fosse apresentada a sufrágio uma lista de associados dispostos a gerir os destinos do clube, a qual foi aprovada.

São os seguintes os elementos que compõem os novos corpos directivos do HCS: Mesa da Assembleia Geral – Presidente: Francisco Hermínio Pires dos Santos. Vice-presidente: Fernando Antunes Cunha. 1.º secretário: Francisco Miranda Cerca. 2.º secretário: Carlos Manuel Antunes. Direcção – Presidente: Jaime Pereira Ramos. Vice-presidente para as instalações desportivas: Eugénio Santos Montoito. Vice- -presidente administrativo: Jaime de Jesus Miguel. Vice-presidente técnico: Rui Gonçalves Matos. 1.º secretário: Samuel Santos Vidal. 2.º secretário: Vítor Manuel Pereira. Tesoureiro: João Mata Costa. Vogais: José Paulo Dias e Vítor Manuel Domingos. Conselho Fiscal – Presidente: José Manuel Conceição. Secretário: Avelino Gonçalves Melo. Relator: António Figueiredo Filipe. Suplente: João Manuel Garcia.


Futebol Regional


Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da A.F. Lisboa

Cinco equipas na frente


Após a realização da segunda ronda, cinco equipas repartem a liderança. O Lourel, em casa bateu o Tires, enquanto o Cacém escorregou na Malveira, por dois golos sem resposta. Por seu lado, o Pêro Pinheiro ante o Encarnacense, perdeu os três pontos devido à derrota por duas bolas a zero. Destaque ainda para os triunfos do Ericeirense perante o Loures e do Vialonga em Sacavém. A Honra regressa neste domingo e em dia de eleições legislativas.

(clicar na imagem para ampliar)


Outros resultados
Campeonato Distrital da 1.ª Divisão - Séries 1 e 2: Equipas sintrenses: Murteirense - MTBA,1-0; Mem Martins - Agualva,1-2; Sp.L.Olivais-Mucifalense,1-2 e Camarate- Montelavarenses, 2-5.

************************

Taça de Portugal Millennium - 3.ª eliminatória

Pinhalnovense em Sintra

Realizou-se, na passada segunda-feira, o sorteio referente à terceira eliminatória da Taça de Portugal, já com a participação das equipas principais do futebol português. Coube à equipa do Sintrense receber no seu terreno o Pinhalnovense. Dos restantes confrontos, o maior destaque vai para o Monsanto – Benfica, Sporting-Penafiel, Porto-Sertanense, Atlético-Vitória de Setúbal e Oeiras-Operário. Os jogos estão marcados para o dia 18 de Outubro. O Porto jogará no dia anterior, devido à sua participação na Liga dos Campeões. António José

Futebol nacional

Campeonato nacional da 3.ª divisão (Série E)

1.º de Dezembro conquista um ponto nas Caldas da Rainha
Sintrense perde três pontos em casa


As honras da jornada em relação aos dois clubes do concelho de Sintra a disputar o Campeonato Nacional da 3.ª Divisão vão para o 1.º de Dezembro, que foi às Caldas da Rainha conquistar um precioso ponto, através do empate (3-3) perante o clube local. Por outro lado o Sintrense, ao defrontar em Sintra o Oeiras, foi batido pelo seu adversário por 2-4, para desilusão dos adeptos sintrenses, que esperavam mais da sua equipa, a qual nos três jogos oficiais que já disputou esta época conseguira três vitórias.

Após a disputa de três jogos oficiais nesta época (dois para a Taça de Portugal e um para o Campeonato Nacional), traduzidos em três vitórias, ao quarto jogo, no domingo, o Sintrense efectuou a sua pior exibição da época, perdendo em casa, por 2-4, frente ao Oeiras.

Aos 18 m já a equipa visitante vencia por 2-0, golos obtidos nas duas primeiras vezes que chegou à área adversária: aos 10 m Leonel marcou o primeiro golo, e aos 18 m Jorge Cordeiro dilatou a vantagem para 2-0. A vencer por 2-0, os visitantes ganhavam tranquilidade, enquanto o Sintrense se via em extremas dificuldades, mas aos poucos os sintrenses aumentaram o ritmo do seu jogo, e aos 25 m marcaram o seu primeiro golo, através de André Cacito, de cabeça. Após este golo o Sintrense apostou ainda mais na rapidez, e aos 31 m novamente André Cacito teve oportunidade de chegar à igualdade, mas Francisco evitou o golo quase em cima da linha de baliza, e pouco depois Rúben Braga rematou de cabeça, enviando a bola ao poste da baliza de Rodrigo. Porém, aos 40 m Rui Barroso estabeleceu a igualdade, permitindo aos adeptos sintrenses acreditar que a equipa seria capaz de chegar à vitória, mas o intervalo chegou com as equipas empatadas (2-2).

Quando se esperava que a equipa da casa entraria forte na segunda parte, na procura da vitória, tal não aconteceu, o que o Oeiras aproveitou para em cinco minutos dar o xeque-mate na partida, através de Issa, que aos 66 m marcou o terceiro golo da sua equipa. Os sintrenses sentiram demasiadamente este golo, perturbaram-se, e cinco minutos depois Issa volta a marcar, num remate forte, de fora da grande área. Uma derrota do Sintrense em casa, perante um Oeiras muito eficaz, já que em cinco lances possíveis de golo marcou quatro tentos. Por seu lado o Sintrense cometeu demasiados erros no seu último reduto, com muitas perdas de bola no meio-campo e sem ser capaz de fornecer jogo aos seus atacantes, aliadas a alguma desconcentração em momentos chave do jogo, e quando os adeptos sintrenses – depois da recuperação até chegarem ao empate antes do intervalo – pensavam que a vitória sorriria ao Sintrense, o que não aconteceu. Boa arbitragem.

Árbitro – Hugo Silva, com os auxiliares Hugo Vaz e Raul Silva, da A. F. Lisboa.

Sintrense – Rodolfo; Rui Arroja, Russo, Venda, Ricardo Pereira, Rúben Braga, André Cacito, Rui Barroso, Nuno Veludo (Francisco Vieira aos 81 m), Tiago Antunes (César Cabrita aos 70 m) e Emanuel (cap.). Suplentes não utilizados – André Vilar, Carlitos, Ricardo Roque, Emerson e Sapo. Treinador – Paulo Morgado.

Oeiras – Rodrigo; Francisco, Lima (cap.), Jorge Cordeiro, Edson, Ricardinho (Paulinho aos 62 m), Nuno Alves, Luís Tavares (Morais aos 76 m), Leonel (Taveira aos 90 m), Geraldinho e Issa. Suplentes não utilizados – Nuno Silva, Ernesto, Dó e Sócrates. Treinador – Luís Roquete. Golos – Leonel (10 m), Jorge Cordeiro (18 m), André Cacito (25 m), Rui Barroso (40 m) e Issa (66 e 71 m).

A próxima jornada realiza-se no sábado, em virtude de o domingo ser consagrado às eleições legislativas nacionais.

(clicar na imagem para ampliar)

Jorge Manuel Cardoso



FIM DA EDIÇÃO n.º 3807 de 25/09/09

Belas

Planbelas vence 4.ª edição do Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”

A Planbelas foi galardoada com o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”, atribuído pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), uma distinção que visa reconhecer publicamente o contributo para a promoção da utilização da bicicleta nas suas múltiplas vertentes.

O galardão distingue o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Planbelas, com destaque para a existência de uma ciclovia em toda a área urbana do Belas Clube de Campo, para a construção de uma faixa para pedestres e bicicletas paralela à estrada que liga a portaria à zona urbana do Belas Clube de Campo, a abertura de uma loja de bicicletas e os equipamentos para parqueamento e lavagem de bicicletas, bem como a construção de sinalização de trânsito que facilita e fomenta a utilização deste meio de transporte.

Fonte: Lift Consult

S. João das Lampas

Passeio pedestre por terras saloias

Um passeio pedestre pelas “Terras Saloias” é a proposta da autarquia, no âmbito do projecto “SintrAventura” – Terra, mar, ar, para o dia 27 de Setembro, pelas 09h00, em São João das Lampas.

O passeio é aberto a todos os interessados, residentes ou não no concelho de Sintra, devendo apenas comparecer junto ao Largo da Pernigem, Freguesia de S. João das Lampas.

O percurso terá cerca de 13 km, grau de dificuldade médio, uma duração aproximada de 3.40h e passa por Fontanelas, Gouveia e S. Mamede.

Informações e inscrições através do:2 9 226 720 ou em www.cm-sintra.pt

O Projecto “SintrAventura” – Terra, mar e Ar é desenvolvido desde 1995 pela Câmara Municipal de Sintra e tem como grande objectivo proporcionar a prática de actividades desportivas de ar livre.

Fonte: C.M.S.

Queluz/Suíça

Equipa de karate de Queluz no 14.º Campeonato Europeu de Karate Goju-Ryu

Foi constituída uma equipa de karate da Associação de Karate Goju Do-Shi Kai (AKDK) composta por atletas filiados no Clube Atlético de Queluz: Ricardo Bauto, Antonio Dias e Fábio Palma, orientados pelo treinador Álvaro Silva. Esta equipa vai integrar a Selecção Nacional no 14.º Campeonato Europeu de karate goju-ryu, que se realizará entre os dias 25 e 27 de Setembro em Berna, na Suíça.

A delegação nacional é chefiada pelo Sr. Presidente da Liga Portuguesa de Karate Goju-Ryu (LPKG) - e simultaneamente um dos Vice-Presidentes da European Goju-Ryu Karate Federation (EGKF), professor Humberto Nuno Oliveira.

Esta equipa, fruto de muita dedicação, treino e trabalho de planificação implementada a nível de competição nos campeonatos regionais e nacionais da Federação Nacional de Karate (FNKP), encara esta deslocação com muita satisfação e grande honra em representar não só o nosso país mas também a região de Sintra.


Ricardo Bauto, António Dias, Fábio Palma e Álvaro Silva


Fonte: AKDK

Amadora

Perto de duas mil pessoas na abertura da maior pista de skate indoor do país

Já é possível praticar ski e snowboard durante todo o ano e sem fazer deslocações de longa distância para chegar às estâncias de ski além fronteiras. O Ski Skate Amadora Parque foi inaugurado no domingo, dia 20, e aberto ao público na terça-feira, dia 22. Este é o maior parque de skate “indoor” do país.

Seguindo uma fórmula original, o parque foi inaugurado com pompa, mas sem circunstância. Os discursos foram em forma de rap e não houve “corte de fitas”. Num formato mais radical os atletas do Parkour Portugal e várias gerações de skaters, entre os 8 e os 40 anos, deram as boas-vindas aos convidados e conduziram-nos pelo recinto para assistir a várias demonstrações das diferentes modalidades. Este novo espaço, com 20 mil m2, vai permitir praticar ski, snowboard, skate, BMX Freestyle e Inline, independentemente das condições meteorológicas.

Perto de dois mil convidados responderam ao desafio lançado pela autarquia da Amadora, pelo Radical Skate Clube e pela Spot X e depois das demonstrações, aventuraram-se a experimentar os vários desportos praticados neste parque temático, que colocou equipamento e monitores à disposição de todos. Uma experiência que agradou a miúdos e graúdos, a estreantes e a profissionais.

Gaston Marinoni, representante da Surfin, escola estabelecida em Serra Nevada, que vai assumir o ensino de ski e snowboard no parque, diz estar tudo pronto e afirma-se “orgulhoso de poder fazer parte deste projecto sócio-desportivo e assim poder contribuir para a formação da juventude portuguesa”. E acrescenta, “o skate parque é o melhor a que já fui”. De acordo com Dulce Pereira, relações públicas do Ski Skate Amadora Parque, o parque “é o concretizar de um sonho muito antigo - há 20 anos que trabalhamos o skate em Portugal e é, acima de tudo uma forma de democratizar estas modalidades. O nosso trabalho daqui para a frente é fazer deste equipamento um local de treino e aprendizagem e também um local de eleição para a realização de campeonatos nacionais, ibéricos e europeus dos diferentes desportos.”

O parque oferece duas pistas de Ski e Snowboard – principal e de aprendizagem, um skate parque indoor com 1200 m2, um ringue de patinagem e uma área de actividades infantis, zona de restauração e loja, além de ter escolas para as várias modalidades. O parque abriu portas ao público na passada terça-feira, dia 22 de Setembro.

Fonte: Spot X Unipessoal

Amadora

6.º Torneio de Basquetebol "João Serrano"

Nos próximos dias 26 e 27 de Setembro irá decorrer o 6.º Torneio de Basquetebol “João Serrano”, organizado pelo Clube de Basquetebol da Escola Secundária da Amadora (ESA), e com o apoio da Câmara Municipal da Amadora. Este torneio conta com a participação das equipas da ESA, Moscavide, Alenquer, Carnide, Física, Algés, nos escalões de Iniciadas, Cadetes e Juniores.

26 e 27 de Setembro, a partir das 9.30h, no Pavilhão Municipal José Caeiro (Bairro Janeiro). A entrada é gratuita.






Fonte: C.M.A.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Sintra

1600 Jovens participam nos torneios de abertura de futebol do concelho

Cerca de 1600 jovens vão participar nos “Torneios de Abertura de Futebol”, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Sintra durante os meses de Setembro e Outubro.

Para além do fomento da prática desportiva e do convívio entre os agentes desportivos, a realização deste evento possibilita também um momento de preparação das equipas do concelho para os quadros competitivos oficiais.

A edição de 2009, que será disputada nos escalões de Escolas, Infantis e Iniciados, em futebol de 7 e futebol de 11, vai realizar-se em 22 clubes do Concelho, representados por 84 equipas, o que se traduz em 1600 jovens.

A primeira jornada referente aos Iniciados realiza-se no próximo dia 26 de Setembro. No dia 3 de Outubro realiza-se a primeira jornada dos Infantis Futebol de 11, realizando-se no dia 10 de Outubro a primeira jornada dos Infantis Futebol 7. Por último, no dia 17 de Outubro tem lugar a primeira jornada do escalão de Escolas.

Fonte: C.M.S.

Amadora

Festa do Desporto na Rua

No dia 26 de Setembro, sábado, a Ilha Mágica do Lido acolhe a "Festa do Desporto" e as comemorações do dia mundial do coração (que se celebra a 30 de Setembro). Das 15h às 19.30h, o espaço verde recebe diversas modalidades gratuitas, como ginástica, esgrima, ténis de mesa, basquetebol, patins, skate, hip-hop, yoga, entre muitas outras. Estarão também disponíveis insufláveis, uma parede de escalada, rappel e slide, bem como um espaço de equipamentos de condição física, com bicicletas e passadeiras rolantes, para experimentação livre.

Prova de atletismo
No âmbito da “Festa do Desporto”, realiza-se a partir das 16h, a segunda légua “Cidade da Amadora” em Atletismo, prova (não pontuável) que integra o 24.º torneio “Cidade da Amadora” em Atletismo, com partidas e chegadas junto à Ilha Mágica do Lido.

A “Festa do Desporto” encerra este ano o projecto “Desporto na Rua”, que ao longo dos meses de Junho, Julho e Setembro, levou muitas disciplinas desportivas e animação a vários locais, com o objectivo de promover a prática desportiva informal regular e sistemática, possibilitando a criação de uma motivação e gosto pela prática de actividades desportivas.

Fonte: C.M.A.

Agualva

Desporto para idosos em Agualva

A Junta de Freguesia de Agualva está a promover um ciclo de iniciativas para as franjas mais idosas da população, divulgando a máxima de que “Afinal de contas, um idoso activo é um idoso feliz!”. A par do projecto de parceria com o agrupamento de escolas Dr. António Torrado, que disponibiliza cursos de Iniciação à Informática para Seniores, existem também dois projectos, um de ginástica e outro de hidroginástica, que têm como objectivo a melhoria do bem-estar físico, social e mental.

As acções destinadas a fomentar uma vida mais activa, destinam-se a pensionistas ou reformados, com idades a partir dos 55 anos. Têm, no entanto, prioridade os idosos com mais de 65 anos ou mais e com baixos rendimentos.

Informações e inscrições disponíveis até 28 de Setembro na Junta de Freguesia de Agualva ou através do 219 188 540.

Fonte: J.F.Agualva

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Abrunheira


Apresentação de equipas de futebol na URCA


Realiza-se no próximo sábado, dia 26 de Setembro, a apresentação das equipas de futebol dos escalões Escolas e Infantis no ringue da União Recreativa e Cultural da Abrunheira (URCA) pelas 16h. Estão também abertas as inscrições para guarda-redes de 8 a 10 anos (duas vagas) ou de 11 e 12 anos (uma vaga). Mais informações: 965 709 387/965 675 913 ou futebol-formacao@sapo.pt

URCA ganha o primeiro jogo da época
No primeiro jogo, que decorreu no dia 18 do corrente, no âmbito da jornada do Campeonato Distrital I Divisão Futsal "Centenário", a URCA deslocou-se a Campolide, ao ringue coberto do Liberdade AC, onde venceu a equipa da casa por 5-3.

Equipa de atletismo da URCA ganha "Troféu CMO"
É já a segunda vitória consecutiva da equipa de atletismo da URCA no "Troféu CMO - Corrida das Localidades" extra-conselho. A cerimónia de entrega dos prémios aos atletas melhor classificados e das equipas conselhias (10 melhores) e extra-conselho (5 melhores) realizou-se na Fundição de Oeiras. A formação da freguesia de S. Pedro de Penaferrim ficou à frente dos lisboetas do Mirantense FC e do CD Cá Te Espero, da Amadora.

Lisboa/Porto

Liga Eusébio Fut7 começa em Outubro

Vai-se realizar a Liga Eusébio Fut7 2009/2010 entre Outubro deste ano e Abril do próximo, tanto em Lisboa como no Porto, cidade destacada para a final nacional. O objectivo do evento, organizado pela Impacto Dynamic, passa pela homenagem à conhecida figura do mundo do futebol, Eusébio da Silva Ferreira, ao mesmo tempo que se promove a competição entre empresas do mercado nacional, permitindo o convívio, troca de sinergias, competição saudável e o estímulo às práticas desportivas.

A organização irá distribuir troféus pelos 4 primeiros classificados da Liga (Regional), vencedor da Taça, Supertaça, Liga Complementar, prémios individuais (melhor jogador, melhor marcador, melhor guarda redes e melhor treinador) e prémio Fairplay. A nível nacional serão premiados os finalistas que participarem nas finais nacionais. Os Campeão Nacional irá ser premiado com a oferta da inscrição na edição seguinte do evento.

Os planteis de cada equipa deverão ter 15 jogadores (mínimo recomendado), um treinador e um delegado, sendo que o valor de inscrição por equipa será de 1600,00€ acrescendo o IVA à taxa em vigor à data do evento. O seguro desportivo será assegurado pela Impacto Dynamic que engloba despesas de tratamento por atleta e morte ou invalidez.

Mais informações: www.eventosedesporto.com ou 919 289 283.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PARTE DA EDIÇÃO n.º3806 de 18/09/09


Futebol Nacional

Taça de Portugal (2.ª eliminatória)
Sintrense vence C. F. de Fão e passa à fase seguinte da prova 1.º de Dezembro perde em Lordelo e é eliminado do troféu

Sintrense vence em Sintra o C. F. de Fão (5-4) e passa à fase seguinte da prova. Por seu lado o 1.º Dezembro perdeu frente ao Aliados do Lordelo (Porto), no recinto deste, por 2-1, nos 30 minutos do prolongamento, sendo eliminado do troféu.

Sintrense, 5 C. F. de Fão, 4
O Sintrense carimbou o passaporte para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal ao vencer em Sintra o C. F. de Fão, por 5-4, na sequência da marcação de grandes penalidades, após o 0-0 registado nos 90 minutos de jogo e depois nos 30 minutos do prolongamento.

Foi uma partida entre equipas do mesmo escalão (3.ª Divisão), na qual existiu muita emoção quer dentro das quatro linhas quer fora delas. Depois de na primeira parte o Sintrense criar e esbanjar inúmeras ocasiões de golo, coube aos forasteiros equilibrar e por vezes dominar o jogo na segunda parte. Nos primeiros 45 m o Sintrense pressionou o adversário e André Cacito aos 6, 19 e 34 m teve o golo nos pés, mas falhou sempre o alvo, pelo que o empate ao intervalo era injusto para a equipa da casa, pelo trabalho que realizou durante este meio tempo.

Na segunda parte a equipa minhota entrou mais rápida e criou muitas dificuldades aos sintrenses, e, embora fosse a equipa mais dominadora, as oportunidades de golo rarearam e Rodolfo apenas teve de executar duas intervenções com algum grau de dificuldade. Mas apesar do domínio minhoto foi o Sintrense que criou a mais flagrante oportunidade de golo, com Cacito a cabecear ao lado do poste, com a baliza adversária completamente deserta. Um lance que poderia ter resolvido o jogo aos 88 m, chegando o final do encontro com as equipas empatadas a zero e obrigadas a disputar um prolongamento de 30 m.

Neste período os únicos lances de realce pertenceram a Cacito, que no final dos primeiros 15 m poderia ter marcado para o Sintrense, com o seu cabeceamento novamente a ser mal medido, e a dois minutos do termo dos 30 m foi Nuno Veludo que teve tudo para marcar o golo da vitória, tendo falhado o alvo. Porém, o resultado da partida viria a ser decidido através da marcação de grandes penalidades, a à semelhança do que acontecera no jogo da primeira eliminatória, em Ponte de Lima. E em Sintra novamente Rodolfo defendeu um castigo máximo, negando um golo ao adversário, enquanto os sintrenses concretizaram todas as penalidades, conseguindo o resultado de 5-4 e a passagem à 3.ª eliminatória do troféu, após a justa vitória neste jogo.

Estádio do Sport União Sintrense. ÁRBITRO – João Mendes, com os auxiliares Marco Silva e Nuno Rodrigues, da A. F. Leiria. SINTRENSE – Rodolfo; Rui Arroja, Sapo, Francisco Venda, Russo, Ricardo, Flávio Casal (cap.), Tiago Antunes (Nuno Veludo aos 62 m), Emanuel, Rui Barroso (Rúben Braga aos 89 m) e André Cacito. Suplentes não utilizados – André Vilar, Carlitos, Emerson, Francisco Vieira e César Cabrita. Treinador – Paulo Morgado. Marcaram nas grandes penalidades – Sapo, Rui Arroja, Russo, Venda e Flávio Casal. C. F. FÃO – Vítor Oliveira; Rúben, Zito, Aveiro, Jerónimo, Carioca, Rego (cap.), Pedro Silva, Luís Pedro (Ruca aos 89 m), Quirino (Leonardo aos 67 m) e Hélder Silva. Treinador – Faria. Suplentes não utilizados – Pinto, Rosca, Tiago, Fial e Mariano. Marcaram nas grandes penalidades – Hélder Silva, Rego, Zito e Leonardo. Carioca falhou, permitindo a defesa a Rodolfo.


Perigo na baliza do Fão


Campeonato Nacional da 3.ª Divisão (Série E)

Após interrupção no último domingo, em virtude da disputa da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, reata-se no próximo domingo o Campeonato Nacional da 3.ª Divisão, com a Série E a apresentar os seguintes jogos: Portomosense- Peniche; Sintrense- Oeiras; Alcochetense-Tojal; Casa Pia-Torreense; Caldas- 1.º Dezembro; Ol. Moscavide- Gavionenses.



texto: Jorge Manuel Cardoso
foto: António Faias

Taça de Portugal

Taça de Portugal – 2.ª Eliminatória – Portimonense, 2-Real Sp.Clube, 2 (4-3, g.pen.)

Faltou a estrelinha da sorte

Acabou a festa da Taça de Portugal para o Real, que ficou pelo caminho nesta segunda eliminatória. A formação da cidade de Queluz saiu ingloriamente da prova na sorte das grandes penalidades. A partida foi pautada pelo equilíbrio. As melhores oportunidades no primeiro tempo pertenceram aos comandados de Lito Vidigal. No segundo período o jogo ganhou outra dinâmica, fruto das alterações efectuadas pelos dois técnicos. Aos 76’ Wilson Eduardo, isolou-se e abriu o activo. Os locais reagiram e a três minutos do fim Pires estabeleceu a igualdade. No tempo extra registou-se outra igualdade. Vasco Matos (97’) e Pedro Mendes (110') foram os autores dos golos. Nas grandes penalidades a sorte sorriu aos Algarvios, que converteram quatro, mais um do que o adversário.

Jogo no Estádio Municipal de Portimão. Árbitro: Luís Reforço, auxiliado por Nuno Roque e Valter Oliveira (Setúbal). Portimonense: Pedro Silva; Ricardo Pessoa, Balú, Adriano e Rúben Fernandes; Vasco Matos, Aragoney (Caravano, 66'), Nilson (Moita, 52') e Diogo; Jorge Monteiro (Traoré, 77') e Pires. Treinador: Lito Vidigal. Real Sp.Clube: Vítor Golas; Miguel Gonçalves, Pedro Mendes, Eduardo Simões e Tigas; Diogo Rosado (Ailton, 46'), Diogo Calheiros, Dino e André Martins; Hugo Rosa (Elves, 75') e Wilson Eduardo (Jose Mário, 78'). Treinador: Filipe Ramos. Ao intervalo: 0-0. Marcadores: Wilson Eduardo (76' ), Pires(87'), Vasco Matos(97'), Pedro Mendes(110').

texto: António José

Futebol Regional

Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Honra

Sp. Lourel vitorioso

O grande destaque da ronda inaugural foi para a equipa do Ponterrolense, ao bater no seu reduto, o estreante Talaíde, por quatro bolas a uma. Das equipas sintrenses o Lourel, orientado por Paulo Rocha, fora de portas ante o Ericeirense, venceu pela margem mínima. O golo solitário surgiu aos 73' por intermédio de Barroso. Foi uma vitória deveras importante, diante de um dos candidatos à subida de divisão e não é fácil a qualquer equipa, arrecadar os três pontos no campo Henrique Tomás Frade. Por seu lado, o Pêro Pinheiro, empatou no burgo do Linda-a-Velha, enquanto o Atlético do Cacém, recém despromovido a este escalão, em casa, diante o Loures, não foi além de um empate a um golo. A poucos dias de cumprir noventa e nove anos, a Associação de Futebol de Lisboa já prepara o “Centenário” que será assinalado a 23 de Setembro de 2010. Aquele organismo associativo está a preparar a efeméride, tendo baptizado a “Honra” e as outras provas como as edições do “Centenário”. Nesta primeira jornada os artilheiros apontaram 18 golos.

Mem Martins entra com o pé direito
No que toca à 1.ª Divisão, onde estão inseridas cinco formações sintrenses, apenas o Mem Martins triunfou. As restantes empataram. Resultados: Série 1: M.T.B.A.-Bocal, 0-0; Série 2: Agualva-Porto Salvo,1-1; Santa Iria-Mem Martins,0-2; Mucifalense- Damaiense,0-0; Montelavarenses-Sp.L.Olivais, 2-2.



texto: António José

Algueirão - Mem Martins

Atleta do Progresso Clube em Campeonato Europeu

Wanderson Sertão, faixa castanha, vai disputar os títulos europeus de Jiu Jitsu Brasileiro, nos dias 19 e 20 de Setembro, em Morges, Suíça, nas categorias de Open e Master Meio Pesado. O atleta do Progresso Clube, em Algueirão-Mem Martins, é também instrutor de Jiu Jitsu Brasileiro e praticante de MMA (Mixed Martial Arts – Vale Tudo) contando com 12 lutas (7 vitórias, 3 derrotas e 2 empates).

O seu currículo tem vários títulos onde se destaca o de campeão nacional em 2006 e de vice-campeão nacional em 2007, e das COPAS de Lisboa em 2008 e 2009.

Dalila Viegas, directora desportiva da colectividade, salientou que “a obtenção de mais um título europeu seria a confirmação do Progresso Clube como uma referência cada vez mais forte nas artes marciais e desportos de combate”.

Sintra

Inauguração de relvado no Sporting Clube de Vila Verde

A decorrer no dia 20 de Setembro, a partir das 10.30h, a direcção do Sporting Clube de Vila Verde irá inaugurar o relvado sintético do campo do clube. Fundado a 15 de Janeiro de 1943, o clube sediado em Vila Verde (Sintra) convida todos os que queiram a participar no acto.

Sintra

Roteiro Desportivo


Sintra – Passeio Pedestre
Sintra – ”SintrAventura – terra, mar e ar”
“Terras Saloias”
Onde: Pernigem
Quando:27/09, 9h

Sintra – Ringue de Patinagem
Onde: Volta do Duche
Até 11/10.
Contacto: 219238810

Loures - Percurso Pedestre Montachique
Onde: Entrada Parque Municipal Cabeço de Montachique
Quando: 20/09, 9h
Contacto: 219 848 795/16

Cascais – Passeio de BTT
Onde: Parque Natural Sintra - Cascais
Quando:19/09-03/10, sábados, 9.30h
Contacto: 214 825 556

Cascais – Campeonatos Nacionais Equipas Sub 16
Onde: Carcavelos Ténis
15/09-20/09
Contacto: fptenis@mail.telepac.pt

Cascais-Pequenas Rotas
Onde: Parque Natural Sintra - Cascais
Quando: 20/09-18/10, domingos,10h.
Contacto: 214 825 556

Oeiras – Treinos de preparação para a Corrida do Tejo
Onde: Estádio Nacional, Praça da Maratona
Quando: 19/09 e 26/09 10h; 03,10 e 17/10, 10h no Parque dos Poetas
Contacto: 214 408 540


FIM DA EDIÇÃO n.º 3806 de 18/09/09

Algueirão - Mem Martins

1.º Rally Paper da Casa do Benfica

A Casa do Benfica de Algueirão - Mem Martins está a organizar o primeiro Rally Paper, a realizar no dia 4 de Outubro. O evento inclui um passeio mistério com um itinerário pré-definido com perguntas sobre a história e a cultura benfiquista, um serviço grátis de churrasco ao ar livre e troféus do 1.º ao 5.º classificados.

As inscrições e o pagamento terão de ser feitos até 48 horas antes do início do rally.

Mais informações: 927 986 816/ c.benfica.amm@gmail.com



Visite a Casa do Benfica de Algueirão de Mem-Martins e o seu restaurante com pratos económicos e jantares servidos à lista. Mais informações: 219 209 015.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Amadora

13.º Grande Prémio de Atletismo
do Clube Desportivo Cá-Te-Espero


Terá lugar no dia 20 de Setembro, domingo, o 13.º Grande Prémio de Atletismo do Clube Desportivo Cá-Te-Espero, destinado a atletas de ambos os sexos, federados ou populares, desde o escalão de Benjamins ao escalão de Veteranos, inclusive.

As provas terão início às 9.30 horas, com partidas e chegadas junto à sede do Clube Desportivo Cá-Te-Espero (Praça Mestre Simões, n.º 5 A – Mina).

Organizada pelo Clube Desportivo Cá-Te-Espero, e contando com o apoio da Câmara Municipal da Amadora, esta prova está integrada na XXIV Edição do Torneio “Cidade da Amadora” em Atletismo e nas comemorações do XXX Aniversário do Município da Amadora.

A próxima prova realiza-se a 26 de Setembro – 2.ª Légua “Cidade da Amadora” em Atletismo

Fonte: C.M.A.

Sintra

Apoio ao associativismo desportivo

A Câmara Municipal de Sintra atribuiu apoio financeiro a 27 clubes, no valor total de 342.155 euros, no âmbito das candidaturas ao Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Desportivo – Meta 21.

Foram, assim, atribuídos 208.458,75 € aos clubes que se candidataram ao Eixo II, que visa o apoio ao investimento em novas instalações ou requalificação das existentes, comparticipação nas despesas de arrendamento de instalações desportivas, nas despesas de manutenção de instalações desportivas e nas despesas gerais de funcionamento das instalações desportivas.

Aos que se candidataram aos Eixo III, foram-lhes atribuídos 1.496,50 €. Este Eixo compreende a comparticipação de despesas relacionadas com a formação de agentes desportivos. O Financiamento visa a qualificação dos agentes desportivos a exercer funções em clubes do município.

Por último, foram atribuídos 132.200,00 € para o desenvolvimento das actividades desportivas.

Fonte: C.M.S.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Amadora

Desportos de neve durante todo o ano

Vai ser inaugurada, no dia 20 de Setembro, pelas 17h, o Ski Skate Amadora Parque, na Urbanização da Atalaia. O programa inclui a participação de campeões nacionais de Snowboard, Ski Freestyle, Skate e BMX, bem como a presença de atletas internacionais como Xavier Lasagabaster, vencedor do Campeonato Open Continental na Argentina; David Lopez, Campeão Juvenil Andaluzia, Espanha; Christian Ordoñez e David Gutierrez.

O parque de 20 mil metros quadrados inclui pistas de Ski e Snowboard profissional e de aprendizagem, um Skate Parque Indoor de 1200 metros quadrados, um ringue de patinagem e uma zona de restauração.

Os desportos de neve estarão, assim, disponíveis todo o ano neste parque na Amadora.

Mais informações 214 757 242

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Sintra - Cascais - Oeiras


PARTE DA EDIÇÃO n.º3805 de 11/09/09

Roteiro Desportivo



Sintra – Passeio Pedestre
Sintra – ”SintrAventura – terra, mar e ar”
“Terras Saloias”
Onde: Pernigem
Quando:27/09, 9h

Sintra – Ringue de Patinagem
Onde: Volta do Duche
Até 11/10.
Contacto: 219238810

S. João das Lampas – 33.ª Meia Maratona de S. João das Lampas
Onde: largo da freguesia
Quando: 12/09, 17h

Queluz – VIII Grande Prémio Manuel Faria
Quando:13/09, 10h

Cascais – Passeio de BTT
Onde: Parque Natural Sintra - Cascais
Quando:19/09-03/10, sábados, 9.30h
Contacto: 214 825 556

Cascais – Campeonato Absoluto de Ténis
Onde – Junqueiro Ténis/Carcavelos Ténis
Quando: Final 12/09
Contacto: 214 825 556

Cascais – Campeonatos Nacionais Equipas Sub 16
Onde: Carcavelos Ténis
15/09-20/09
Contacto: fptenis@mail.telepac.pt

Oeiras – Cãominhada
Onde: Ex-Estação Agronómica Nacional
Quando: 12/09, 10h
Contacto: 963 582 033

Cascais-Pequenas Rotas
Onde: Parque Natural Sintra - Cascais
Quando: 20/09-18/10, domingos, 10h.
Contacto: 214 825 556

Oeiras – Treinos de preparação para a Corrida do Tejo
Onde: Estádio Nacional, Praça da Maratona
Quando: 19/09 e 26/09 10h; 03,10 e 17/10, 10h no Parque dos Poetas
Contacto: 214 408 540

Oeiras – Travessia António Bessone Basto
Onde: Algés - Porto de Recreio de Oeiras
Quando: 12/09, 10h
Contacto: 214 408 540

Futebol nacional



Campeonato Nacional da 3.ª Divisão – Série E

1.º de Dezembro perde em casa (0-2) – Sintrense vence no Tojal (2-0)

Foi positiva para o Sintrense a 1.ª jornada do campeonato, já que os sintrenses foram ao Tojal vencer o clube local por 2-0. Menos sorte teve o 1.º de Dezembro, que foi vencido no seu recinto, pelo Casa Pia, pela marca da 0-2.


Jogada na baliza do 1.º de Dezembro

1.º de Dezembro, 0 Casa Pia, 2
Começou bem o 1.º de Dezembro, pressionando o adversário, mas, com a partida a manter um certo equilíbrio, o Casa Pia inaugurou o marcador, aos 25 m, através de Milton; um golo inesperado, no qual o guarda-redes da casa foi traído pelo golpe de vista, já que a bola parecia ir sair ao lado do poste. Com a partida a decorrer equilibrada, com as jogadas de ataque a sucederem-se numa e noutra grande área, os dezembristas viram-se reduzidos a dez unidades, aos 35 m, quando o árbitro mostra o segundo cartão amarelo (algo injustificado) e o correspondente vermelho a Anastácio, tendo chegado o intervalo com os visitantes a vencer por 1-0.

No segundo tempo, aos 52 m o Casa Pia desce à área adversária e um seu avançado faz um “chapéu” ao guarda-redes da casa, mas a bola embateu na trave. Pressiona agora o 1.º de Dezembro, que apesar de jogar com menos uma unidade desde os 35 m do jogo cria várias situações de perigo, e nos últimos minutos ganha vários cantos e obriga Crespo a algumas difíceis intervenções, que evitam que o 1.º de Dezembro chegue ao empate. E já em período de compensação é o Casa Pia que marca o seu segundo golo, através da marcação de uma grande penalidade, que Pedro Santos converte. Um resultado que consideramos injusto para os donos da casa. Campo Conde de Sucena, em S. Pedro de Sintra.

Árbitro – Ricardo Baixinho, com os auxiliares José Pires e Daniel Amparo.

1.º de Dezembro – Fábio; Tó Branco, Meireles, Wilson, Monteiro, Nuno Almeida, Luisinho (Amadu aos 56 m), Anastácio, Rogério, Jorge Bento (Ricardo Pereira aos 65 m) e Angel (cap.). Suplentes não utilizados – Miguel Aleixo, Filipe, Rui Miguel, Ricardo e Orlando. Treinador – Bastos Lopes.

Casa Pia – Crespo; Félix, Zinho, Milton, Pedro Santos, Anta, Rui Augusto (Pauleta aos 81 m), Gonçalo, Carlos Borges (Gonçalves aos 67 m), Zeca (Rudy aos 91 m) e Canha (cap.).

Suplentes não utilizados – Fábio, Hélder, Lemos, Serginho e Varela.

Treinador – José Viriato.

texto e foto: António Faias



Atlético do Tojal, 0 Sintrense, 2
Nada melhor do que começar o campeonato com o pé direito, e foi isso que o Sintrense conseguiu nesta deslocação ao campo do Atlético do Tojal, estreante nestas andanças de campeonatos nacionais. Uma equipa que subiu à 3.ª divisão graças à desistência do União de Coimbra, beneficiando a Associação de Futebol de Lisboa com mais uma equipa nos campeonatos nacionais. Depois da subida do Oeiras, o Tojal acabou também por subir, visto que ficou em 2.º lugar no Campeonato Distrital da Divisão de Honra na época passada.

Num campo de reduzidas dimensões, antevia-se um jogo difícil para a equipa do Sintrense, já que os jogadores da casa estão mais habituados a jogar naquele espaço. Mas apesar desse “handicap” o Sintrense dominou o jogo durante a primeira parte e teve ensejo, por mais de uma vez para inaugurar o marcador, o que não aconteceu em virtude de André Cacito ter estado muito perdulário, desperdiçando várias oportunidades flagrantes para marcar. Registe-se porém que a equipa da casa também criou uma excelente oportunidade para abrir o activo aos 35 m, mas a bola encontrou na frente a barra da baliza dos visitantes, enquanto o guarda-redes do Sintrense ainda executou duas boas defesas, evitando que a bola entrasse nas suas redes, e apesar de o Sintrense ser a equipa que mais rematou, o intervalo chegou com o “placard” a zero.

Na segunda parte os sintrenses continuaram a dominar, com boas triangulações a meio-campo mas os golos não apareciam. Aos 58 m Paulo Morgado substitui Flávio Casal e André Cacito, por Nuno Veludo e Rúben Braga, e no espaço de dez minutos o Sintrense mata o jogo: na primeira vez que Nuno Veludo toca na bola faz golo, aproveitando bem uma boa triangulação entre Tiago Antunes, Rui Barroso e Russo, para surgir muito rápido na área do Tojal e inaugurar o marcador, com um golo há muito merecido pelos sintrenses; e dez minutos depois é Rúben Braga que faz o 2.º golo, numa bonita jogada de envolvimento atacante dos visitantes. A 20 minutos do final do jogo o Sintrense manteve-se a jogar bem, dominando o adversário e gerindo bem o tempo, tendo criado ainda algumas oportunidades mais dilatar o resultado.

Uma vitória justíssima dos visitantes, que iniciaram da melhor forma este campeonato. Campo da Meia-Laranja, em Santo Antão do Tojal.

Árbitro – Armando Branco, com os auxiliares Rui Alves e Pedro Lemos, da A. F. Lisboa.

Atlético do Tojal – Ginja; Flávio, Luis Dias (Vitinha aos 61 m), Mosca, Leandro, José Carlos (cap.), Sandro, Hélder (José Pedro aos 77 m), Cabral, Pedro e Maia (João Anjos aos 61 m). Suplentes não utilizados – Sérgio, Hugo, Carvalho e Rui.

Treinador – Joaquim Oliveira.

Sintrense – Rodolfo; Rui Arroja, Sapo, Francisco Venda, Russo, César Cabrita, Flávio Casal (cap.) (Nuno Veludo aos 58 m), Tiago Antunes, Emanuel, Rui Barroso (Ricardo Pereira aos 74 m) e André Cacito (Rúben Braga aos 58 m).

Suplentes não utilizados – André Vilar, Carlitos, Roque e Emerson. Golos – Nuno Veludo (58 m) e Rúben Braga (68 m).

texto: Jorge Manuel Cardoso

Futebol nacional

Taça de Portugal (2.ª eliminatória)

Realiza-se no domingo, dia 13, a 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, na qual o Sintrense recebe no seu recinto o Fão, da A. F. Braga. Sintrense que na 1.ª eliminatória eliminou o Limianos, em Ponte de Lima (3-4, g.p.). Por seu lado o 1.º de Dezembro, que ficou isento da 1.ª eliminatória, , entra agora na competição, defrontando o Aliados do Lordelo (Porto), no recinto deste.