sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Janas


Na comemoração do 64.º aniversário

Janas Futebol Clube homenageia Junta de Freguesia e Adriano Filipe

Fundado em 12 de Setembro de 1945, o Janas Futebol Clube, colectividade da freguesia de S. Martinho, do concelho de Sintra, comemorou no passado dia 12 o seu 64.º aniversário. Motivo para a sua direcção reunir neste dia, na sua sede, centenas de associados, numa cerimónia que envolveu a homenagem à Junta de Freguesia e ao seu presidente, Adriano Filipe, e a um grande benemérito do clube, José Jorge Ruivo, já falecido.


Momento do descerramento da placa


As comemorações do 64.º aniversário do Janas Futebol Clube (JFC), colectividade de Janas, aldeia da freguesia de S. Martinho, tiveram lugar no passado dia 12 do corrente, tendo as cerimónias alusivas à efeméride começado pela celebração de uma missa, às 10 horas, na Capela de São Mamede, em memória dos associados do clube já falecidos, e continuado com uma sessão solene, às 13 horas, na sede do clube, durante a qual foram homenageados a Junta de Freguesia e o seu presidente, Adriano Filipe, em honra dos quais foi descerrada uma placa de agradecimento do clube “pelo empenho, dedicação e apoio às actividades desta colectividade”. Foi ainda homenageado o antigo dono da Fricarnes e grande benemérito do clube, José Jorge Ruivo, já falecido, ali representado por seus filhos Carlos e Fernando Ruivo, e inaugurada a nova sala da direcção, na qual estão patentes as fotos dos vários presidentes do JFC desde a fundação do clube.

Na sessão solene participaram dirigentes do JFC, Fernando Seara, alguns vereadores da Câmara – Lacerda Tavares, Rui Pereira, Domingos Quintas e Eduardo Quinta Nova –, Manuel do Cabo, presidente da Junta de Freguesia de Algueirão - Mem Martins e um dos antigos presidentes do JFC, que felicitaram o clube pelo seu aniversário e Adriano Filipe como autarca e dirigente desportivo, enquanto este lembrou a sua passagem pelo futebol jovem do JFC e o seu amor ao clube.

No momento do descerramento da placa, Fernando Seara, após felicitar o clube pelo seu aniversário e Adriano Filipe pela homenagem que lhe foi prestada, delegou o acto no homenageado, em sua esposa e em sua mãe, cerimónia coroada com muitas palmas.

As cerimónias do 64.º aniversário do JFC culminaram com um almoço, no qual participaram mais de uma centena de convivas.

Clube é coração da aldeia
João Guilherme de Oliveira, presidente da direcção do JFC, revelou-nos no final das cerimónias que como actividades desportivas, embora não federadas, o clube possui judo, step, ténis, futebol e uma equipa feminina de futebol de cinco. “As nossas equipas entram em torneios particulares, alguns organizados pelo nosso clube e outros por colectividades congéneres, mas não entramos em provas oficiais porque a colectividade não tem recursos monetários para o efeito”, acrescenta.

O JFC tem actualmente três centenas e meia de associados e “pode considerar-se o coração da aldeia, porque as pessoas reúnem-se aqui e aqui convivem”, salienta João Guilherme de Oliveira, que quanto a apoios financeiros oficiais afirma que “temos contado com o da Junta de Freguesia de S. Martinho, que durante a presidência de Adriano Filipe, um grande amigo do clube, tem sido uma espécie de bengala do JFC, sempre disposto a apoiar as nossas obras e a solucionar os nossos problemas junto de entidades oficiais. A Câmara nos últimos seis anos não nos apoiou, talvez também por culpa nossa, porque não solicitámos esse apoio, mas este ano concorremos ao plano Meta 21, da Câmara, e já sabemos que nos vão ser atribuídos 4180 euros”, frisa o presidente da direcção do JFC, que acentua: “Mas o nosso projecto principal é manter o clube sempre de cara lavada, com um bom ambiente e onde as pessoas gostam de estar e confraternizar, com muitos dos habitantes dando o seu melhor e todo o esforço para o ajudar e onde todos os amigos que nos visitam são bem recebidos”.

texto e foto: António Faias

Sem comentários: