sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Nafarros

49.º Circuito Ciclista de Nafarros


Manuel Cardoso, da Liberty Seguros, vence Circuito batendo ao "sprint" uma vintena de adversários

Na passada segunda-feira à tarde Nafarros encheu-se de uma enorme multidão, que ali de deslocou para assistir à já mítica prova denominada Circuito Ciclista de Nafarros, aldeia da freguesia de S. Martinho, de Sintra, este ano em 49.ª edição, no qual intervieram, como habitualmente, todas as equipas participantes na última Volta a Portugal em Bicicleta, e este ano cerca de oito dezenas de ciclistas. A prova, na distância de 80 quilómetros, constituída por oito voltas, com passagem por várias aldeias da freguesia de S. Martinho, foi ganha ao “sprint” por Manuel Cardoso, à frente de uma vintena de adversários, tendo gasto todos eles no percurso 1 h 48 m 44 s, à média de 44,145 km/h.



Manuel Cardoso corta a meta em primeiro lugar



O vencedor recebendo o troféu


A corrida decorreu com muita vibração e entrega dos ciclistas, e a média estabelecida pelos primeiros a cortar a meta final (44,145 km/h) assim o demonstra.
No final, e após serem conhecidas todas as classificações, foram atribuídas as respectivas camisolas e outros prémios, tarefa desempenhada pelos dirigentes do Nafarros e pelo vereador da Câmara Municipal de Sintra, Luís Duque, e por Adriano Filipe, presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho.


Classificação geral – 1.º, Manuel Cardoso (EC, Liberty Seguros); 2.º, Nuno Marta (Centro Ciclista de Loulé); 3.º, Samuel Caldeira (C. C. Tavira); 4.º, Celestino Pinho (C. C. Paredes); 5.º, Daniel Mestre (C. C. Tavira), todos do escalão de elites e gastando o mesmo tempo.

Classificação dos sub-23 – 1.º, Fábio Silvestre (Gessical- -Fonotel), 1h48m44s; 2.º, André Mourato (Bretescar/ Sporting C. Portugal) (m.t.); 3.º, Rui Carvalho (Mortágua- -D. R. Seguros), 1.49.16.

Classificação da Montanha – 1.º, Sérgio Sousa (Boavista F. C.).

Volta Mais Rápida – 1.º, Manuel Cardoso (E. C. Liberty Seguros).

Maior número de voltas no comando – 1.º Ricardo Mestre (C. C. Tavira).

Meta Volante João Padeiro – 1.º, César Fonte (Cartaxo, Capital do Vinho / C. C. J. M. Nicolau).

Meta Volante Saraiva – 1.º, Hernâni Brôco (E. C., Liberty Seguros.

Meta Volante Sicasal – 1.º, Ricardo Mestre, C. C. Tavira.
Camisola Verde (Metas Volantes) – 1.º, César Fonte (Cartaxo – Capital do Vinho / C. C. J. M. Nicolau.
Troféu Combinado – 1.º, Tiago Machado (Boavista F. C.).

Equipas – 1.ª, Centro Ciclismo de Loulé (18 pontos); 2.ª, Clube de Ciclismo de Tavira (20); 3.ª, Clube de Ciclismo de Paredes (23); 4.ª, Boavista F. C. (33).

Festas deste ano ultrapassam expectativas
Orlando Martins, presidente da direcção da União Desportiva e Cultural de Nafarros, considerou que “as festas deste ano ultrapassaram todas as expectativas, aliás na senda de êxitos anteriores, mas este ano mais ampliadas ainda, o que é surpreendente, numa terra cuja população residente não ultrapassa as três centenas de pessoas. Mas há aqui muito querer, muito amor à terra, muitas pessoas a dar o seu melhor para realizar estes eventos, o que leva muitos visitantes a interrogar-se sobre ‘o que é que o Nafarros tem que atrai tanta gente e realiza tantos eventos importantes, para além de ter também equipas de hóquei em patins a disputar os campeonatos oficiais nos vários escalões e o Moto Clube de Nafarros?’. Ora o que o Nafarros tem são as pessoas suas amigas, associadas do clube, que colaboram e apoiam os membros direcção na montagem de todas estas festas, que duram vários dias e sempre com enorme êxito”.

“Realizaram-se aqui este ano uma tourada, com um grande cartel, que esgotou a praça, e outro espectáculo cómico-taurino, e hoje o ciclismo trouxe à nossa terra, como em todas as edições anteriores, milhares de pessoas, que assistiram a uma boa prova ciclista, com todas as equipas participantes na Volta a Portugal, e tudo isto nos deixa muito satisfeitos”, acentuou Orlandino Martins.

texto e fotos: António Faias




FIM DA EDIÇÃO n.º 3804 de 04/09/09

Sem comentários: