e campeão europeu de Longboard 09
João Veríssimo sagra-se campeão nacional
O surfista inglês Ben Skinner, de 24 anos, venceu pela terceira vez consecutiva a derradeira etapa do Circuito Europeu de Longboard, que terminou ontem, 22 de Novembro, com ondas fantásticas, em Santo Amaro de Oeiras já que, como esperado, as ondas subiram bastante durante a noite e o palco principal, em S. Pedro do Estoril, tornou-se impraticável para a realização deste evento, que encerrou o Estoril Surf Festival 09.
Tal como no ano passado, os melhores longboarders europeus acabaram por contar com ondas de gala em Santo Amaro, com cerca de 1,5m a 2 m, vento off-shore e bom tempo, o que ajudou a proporcionar um grande espectáculo, a que assistiram as milhares de pessoas que passeavam pelo passeio marítimo.
Ben Skinner foi o centro das atenções, ao bater directamente todos os seus adversários na luta pelo título europeu deste ano com performances irrepreensíveis, que resultaram nalgumas das melhores ondas e pontuações da prova.
Depois de ter eliminado o top 3 mundial Antoine Delpero na terceira fase, foi a vez de bater o seu irmão Eduard Delpero, nas meias-finais homem-a-homem, naquela que foi a bateria mais disputada de todo o campeonato e que acabou por decidir o título europeu a seu favor.
Tanto Skinner (na foto ao lado) como Delpero conseguiram pontuações acima dos 15 pontos (em 20 possíveis), mas desta vez o jovem francês teve de contentar-se com o terceiro lugar na etapa, ex-aequo com o seu compatriota Aurelien Meyneux, e com o vice-título europeu, à frente do seu irmão mais velho, Antoine.
“Estou muito cansado mas muito feliz também”, afirmou o novo bi-campeão europeu da Federação Europeia de Surf após a final, onde derrotou o francês Alexis Deniel, que assim entrou no Top 4 europeu. “As ondas estiveram novamente de gala”, “ muito obrigado aos locais por nos terem deixado surfar naquelas condições tão boas (…) e acho que consegui esperar pacientemente pelas melhores, onde mostrei tudo o que sei. É o culminar em grande de um ano fantástico!”, assumiu satisfeito Skinner, que em 09 sagrou-se campeão europeu da Association of Surfing Professionals, do Circuito Europeu de Longboard e do Campeonato da Europa por equipas, além de ter ficado em terceiro lugar no mundial por equipas e no Top 10 mundial profissional.
Portugal ficou na sétima posição
Miguel Ruivo, de 42 anos, foi o melhor atleta português em prova, terminando na sétima posição, depois de ter feito uma das melhores ondas do evento nos quartos-de-final, com direito a um belo tubo e 8,5 pontos em 10 possíveis.
Já nas meias-finais de quatro atletas, Miguel acabou vítima da disputa pelo título europeu, uma vez que os seus três adversários eram ninguém menos que os únicos três atletas ainda com hipóteses de conquistá-lo. Mesmo assim deu luta e acabou por ficar a pouco mais de um ponto da passagem às meias-finais homem-a-homem.
Nos quartos-de-final ficaram ainda João Ferreira, João Brogueira, Miguel Ferreira, Bruno Grandela e Luís Bento, com estes dois últimos a perderem assim as hipóteses de se sagrarem novamente campeões nacionais de longboard, mas a conseguirem um lugar no Top 16 europeu (12º e 14º, respectivamente), juntamente com Pedro Casqueira (16º).
Assim, e uma vez que esta prova era também a última a contar para o ranking nacional, João Veríssimo (na foto ao lado), de Faro, sagrou-se pela primeira vez campeão nacional de longboard (depois de ter sido vice-campeão em 2008), por uma diferença de apenas 16 pontos para o segundo classificado, o veterano Luís Bento, ex-tetra-campeão, e de mais 24 pontos para o terceiro, Bruno Grandela, também ele ex-campeão nacional.
Bruno Charneca, que chegou a S. Pedro à frente do ranking português, teve de contentar-se com o quarto lugar final, à frente de Manuel Constantino, que encerra o Top 5 nacional deste ano.
“Estou contente com o título, claro, mas gostava de ter dado mais luta nesta etapa”, afirmou Veríssimo. “Foi a sofrer até ao fim e sem poder fazer nada, mas acabei por ter sorte! Quero agradecer à organização, pelo excelente campeonato, ao Necas, que me ensinou a surfar, e ao Lufi, pelas pranchinhas mágicas. Espero que para o ano tenhamos um campeonato exclusivamente nacional e com mais etapas”, concluiu o jovem atleta, também conhecido como “Furas”.
João Ferreira, presidente do Surfing Clube Portugal (o mais antigo do país) e responsável pela organização, mostrou-se “muito satisfeito com o encerramento do Estoril Surf Festival, sobretudo com o dia de hoje, que contou com muito boas ondas”. “Mais uma vez tivemos pontaria e alguma sorte, mas creio que provámos ter capacidade para dar o passo seguinte, que tanto queremos: organizar uma etapa do Circuito Mundial de Longboard. Pode ser que em 2010 consigamos reunir as condições para isso!”, disse João Ferreira.
O Estoril Surf Festival foi organizado pelo Surfing Clube Portugal e contou com o patrocínio da Câmara Municipal de Cascais, bem como com os apoios da Federação Portuguesa de Surf, da Federação Europeia de Surf, do Desporto Escolar, da Clasus, da Brahmi, do Restaurante-Bar Enseada, da Pizzaria-Esplanada S. Pedro, da Folha Skimboards, da Junta de Freguesia do Estoril e da Junta de Freguesia de Carnaxide.
Fonte: Puro Feeling
Fotos: Magic Moments
Sem comentários:
Enviar um comentário