quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Jogos Paralímpicos 2012

Apresentado hoje Projecto de Preparação Paralímpica

Optimizar a preparação dos atletas que reúnam condições para participarem nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, é o objectivo do Projecto de Preparação Paralímpica, hoje apresentado pelo Comité Paralímpico de Portugal.

O Projecto funciona sob a articulação sistemática entre o Comité Paralímpico de Portugal, o Instituto do Desporto de Portugal I.P., o Instituto Nacional para a Reabilitação I.P. e as Federações. A gestão do Projecto é da responsabilidade do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), através de uma Estrutura de Gestão que inclui representantes das federações, atletas e treinadores.

Beneficiam do Projecto os atletas nele integrados segundo critérios definidos no Regulamento do Projecto de Preparação Paralímpica, que se baseiam em resultados desportivos de excelência obtidos em provas internacionais de alto nível. Os atletas, treinadores e técnicos envolvidos beneficiam de bolsas mensais (bolsas paralímpicas) e de financiamento à preparação e participação competitiva, sendo este financiamento gerido pelas respectivas federações, em função do plano de preparação de cada atleta.

Os direitos e as obrigações de cada parte envolvida são firmados em contratos estabelecidos entre os atletas, treinadores e técnicos e as respectivas federações desportivas nacionais.
O Projecto de Preparação Paralímpica Londres 2012 está em vigor desde Janeiro de 2009 a 31 de Dezembro de 2012, podendo ser integrados novos atletas ao longo do quadriénio, desde que cumpram os requisitos de entrada.

O apoio do Projecto reflecte-se na quantidade e qualidade da actividade dos atletas envolvidos, designadamente, nos treinos sistemáticos, nos estágios e na participação competitiva, quer em território nacional, quer no estrangeiro, potenciando a melhoria global dos resultados desportivos obtidos pela Missão Portuguesa aos Jogos Paralímpicos de Londres 2012.

Apoio do Estado aumenta 50%
O permanente aumento da competitividade desportiva internacional impõe um programa de preparação a médio prazo, de forma a assegurar as melhores condições de preparação para os atletas abrangidos nas várias iniciativas do Projecto de Preparação Paralímpica. Pela primeira vez na história do Movimento Paralímpico, o contrato-programa firmado entre o Comité Paralímpico de Portugal, o Instituto do Desporto de Portugal, I.P., e o Instituto Nacional para a Reabilitação,I.P assegura condições de preparação a quatro anos. Desta forma, o valor global do apoio financeiro prestado ao CPP, destinado a comparticipar a execução do Projecto de Preparação Paralímpica, aumentou 50%, correspondendo a 1.962.000,00€.

O contrato–programa assinado pelas diversas entidades visa assegurar a optimização das condições de preparação dos atletas ou selecções nacionais que reúnam condições para atingirem resultados de excelência nos Jogos Paralímpicos. A melhoria qualitativa global dos resultados desportivos nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, o aumento global do número de representantes nacionais, com especial incidência no género feminino e a renovação e redução do nível etário dos atletas participantes são outros objectivos a alcançar neste ciclo paralímpico.


Fonte: IMAGO

Sem comentários: