sexta-feira, 16 de outubro de 2009



PARTE DA EDIÇÃO n.º3810 de 16/10/09


Queluz
Entrevista à Escola Basket de Queluz


Escola Basket de Queluz pretende "abrir um novo capítulo no basquete nacional"

Como nasceu o vosso projecto?
A ideia de criar a escola surgiu no início do Verão de 2008 (final da época de 2007-2008). Depois de uma reunião feita pelo grupo de trabalho do mini e os pais, chegamos à percepção de que o trabalho que estava ser desenvolvido há 3 anos por alguns treinadores do CAQ e alguns pais de atletas estava a ser bem executado, do agrado geral dos miúdos e dos pais que connosco conviviam e da sensação que poderia ainda ser melhor se conseguíssemos outras condições de apoio para o seu desenvolvimento. Assim formámos a Escola de Basket, e posteriormente ao contactarmos as pessoas ligadas ao já existente Clube Basket de Queluz, que não possuía escalões de formação, constatámos que tínhamos a mesma linha de pensamento e que, juntamente com as entidades oficiais, entendemos que estavam reunidas as condições ideais para se abrir um novo capítulo do Basket Nacional desenvolvendo este projecto sob a égide deste clube nas escolas existentes em Queluz.

Quais os seus objectivos?
Os objectivos são essencialmente o de proporcionar aos jovens atletas uma actividade desportiva contribuindo para o seu crescimento físico e mental. Manter a prática de uma modalidade com profundas raízes e tradições em Queluz e acima de tudo assegurar que pais e crianças partilhem de um sentimento de alegria neste projecto e na prática do Basket com uma gestão credível e transparente.

É um projecto direccionado para as escolas? Porquê?
É nas escolas que existem as crianças, e são elas que podem tornar o basket uma realidade em Queluz. Como não temos instalações próprias, temos que recorrer aos pavilhões desportivos escolares. Pensamos que estes equipamentos devem servir a comunidade depois do horário lectivo, para que haja um envolvimento da comunidade escolar com a comunidade envolvente. Como o nosso projecto consiste em revitalizar o basket em Queluz, nada melhor do que juntar o útil ao agradável.

Quais os projectos de futuro?
O nosso maior projecto de futuro é conseguir que a EDUCA (Empresa Municipal) crie condições no Pavilhão Municipal do Monte Abraão para a prática do basquetebol, para termos um espaço em Queluz capaz de juntar os nossos atletas espalhados pelas escolas do concelho. Só assim podemos crescer! Temos tido diversas conversas com a Dra. Alice Castro (responsável pelas instalações desportivas da EDUCA) que tem demonstrado muita sensibilidade para esta nobre causa. Vamos aguardar que os nossos desejos sejam alcançados.


Já são visíveis os resultados?
No final do primeiro ano tivemos mais de 100 atletas inscritos; neste momento temos protocolo com quatro escolas de Queluz e futuramente com o Pavilhão Municipal do Monte Abraão; já somos uma instituição de referência na modalidade; temos o reconhecimento da Câmara Municipal de Sintra; concorremos ao pedido de Instituição de Utilidade Publica e tendo em conta todo o envolvimento e participação dos pais, neste momento podemos dizer que as nossas expectativas já foram largamente ultrapassadas.

Querem dizer algo mais?
Somos um grupo de pessoas que “deu à luz um novo filho” e para o criar temos um lema: “todos juntos somos melhores”. Sabemos e temos a noção que é preciso “semear para colher”. Os miúdos vão crescendo e, naturalmente, subindo de escalão, daí haver necessidade de ir criando todos os anos, novas equipas e/ou novos escalões, para que um dia os atletas da formação possam integrar a nossa equipa sénior. Gostaríamos de criar bases sólidas para termos uma equipa sénior competitiva neste escalão, mas aprendendo com experiências recentes, aqui em Queluz, não queremos dar um passo maior que a perna! Qualquer jovem praticante sonha com a possibilidade de um dia jogar na equipa sénior.

Idalina Grácio

Sem comentários: