quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

S. Pedro de Sintra




O 1.º de Dezembro prossegue actividade secular


A Sociedade União 1.º de Dezembro festejou o 129.º aniversário, nas instalações do clube perante vasta assistência e convidados.

A mesa de honra foi presidida por Marco Almeida em representação da Câmara Municipal de Sintra, ladeado por Fernando Cunha, presidente da colectividade, José Nascimento, presidente da mesa da assembleia geral, José Luís Vital, presidente do Conselho de Arbitragem da AFL, Rui Santos presidente da Junta de Freguesia de Colares, e Adriano Filipe (da direcção da AFL).

No decurso da cerimónia foram atribuídos emblemas de 25 e 50 anos aos seguintes sócios: com 50 anos de filiação – Francisco Manuel Rio Batista Rodrigues; Valentim Ricardo Gonçalves. Com 25 anos de filiação – Luís Alberto Marques Oliveira; Gonçalo Filipe dos Santos Cunha; David Mendes Nascimento; Vitor Manuel Roquete Lopes da Costa; Vitor Manuel Pires Roquete da Costa e Manuel Caroço Peraboa.


Mesa que presidiu às comemorações dos 129 anos


Na sessão solene foi relevado pelo presidente da direcção Fernando Cunha que a trabalho realizado é a soma de todos os passados e que a actuação da direcção continua empenhada em prosseguir a obra que cresce. Salientou que em Março de 2010 já deve estar concluído o novo campo para dar melhores condições aos 300 atletas que representam o clube. Relevou também a coragem e o espírito de sacrifício de todos os órgãos sociais que, em prejuízo da família, prosseguem o trabalho Marco Almeida proferiu palavras de estímulo para com os dirigentes associativos estimulando o seu empenho e capacidade de trabalho, muito embora se saiba que as dificuldades são grandes. O clube foi fundado por escritura lavrada, na sua sede, na Rua 1.º de Dezembro, pelo notário de então Augusto Maria da Cunha.

Decorria o ano de 1880 e reinava então em Portugal o rei D. Luís, filho da D. Maria II e de Fernando Saxe-Coburgo-Gotha, ambos apaixonados por Sintra e grandes impulsionadores da Cultura em Portugal, nomeadamente em Sintra. Os fins originários da sociedade eram direccionados à instrução e ao recreio. Em 1920 foi criada a Real Banda Filarmónica da Sociedade União Primeiro de Dezembro, precocemente, desaparecida. A 6 de Abril de 1938 o clube foi inscrito na Associação Futebol de Lisboa tendo em 1995 alargado a sua participação ao futebol feminino onde tem alcançado assinaláveis êxitos desportivos. Actualmente a sua área é exclusivamente desportiva.


texto e foto: Idalina Grácio

1 comentário:

Anónimo disse...

15/04/2015

As equipas principais de futebol 11 da A.D.Oeiras e da S.U.1ºDezembro disputaram entre si um jogo de caráter amigável que serviu de preparação para ambas as formações terminando o jogo empatado a um golo com a equipa de Oeiras a vencer por 1-0 ao intervalo.

A.D.Oeiras-1
S.U.1ºDezembro-1

Intervalo:1-0


Equipa da A.D.Oeiras
1-Tiago Costa
2-David Luis
3-Tiago Alves
4-Micael
5-Pedro Justo
6-Fred
7~-Benai
8-Ricardo Gomes
9-Gonçalo Barroso
10-João Guilherme
11-Nelsinho

Suplentes
13-Kayan
14-Miguel Castro
15-David Amaro
16-Alai Djop
17-Mateus

Equipa Técnica
Treinador Principal-Carlos Santos
Treinador Adjunto-Emanuel

Golos
Ricardo Gomes


Equipa da S.U.1ºDezembro
Marco Pinto-G.R.
Ricardo Andrade-G.R.
João Lima
Emilio da Silva
Valter Viegas
Vitor Moreno
Rui Duarte
João Varudo
Júlio César
Rui Santos
Pipas
Diatta
Cuca
Yombo
Pedro Alves
Didi
Marco Bicho
Emiliano Tê
Sebastião Nogueira
Tiago Rente
Tuga
Luis Tavares
Li Rui
Pu Huang
Toy
José Semedo

Equipa Técnica
Treinador Principal-João Sousa
Treinador Adjunto-Paulo Duarte
Treinador Adjunto-Carlos Grácio